Por que algumas pessoas se recuperam mais rápido de cirurgias na coluna?

A imagem mostra alguém se preparando para fazer uma cirurgia na coluna.

Há pessoas que se recuperam mais rápido de cirurgias na coluna, tendo um pós-operatório tranquilo. Já outras, passam por uma recuperação mais difícil. Em situações assim, é comum ficar em dúvida sobre o porquê isso acontece.

Esse é o seu caso? Então, continue a leitura para descobrir o porquê algumas pessoas têm uma recuperação rápida após o procedimento e entenda o que pode influenciar esse processo.

 

Cirurgia na coluna: por que algumas pessoas se recuperam mais rápido?

A recuperação de uma cirurgia na coluna para tratar dor nas costas varia muito de pessoa para pessoa. Enquanto alguns pacientes voltam às atividades em poucos dias ou semanas, outros levam meses para se recuperar. 

Mas por que isso acontece? A velocidade de recuperação depende de vários fatores, alguns controláveis, outros não. Logo abaixo, você confere os principais motivos: 

1. Tipo de cirurgia 

As cirurgias tradicionais exigem cortes maiores e afastamento da musculatura, o que aumenta o tempo de recuperação. O paciente precisa passar um tempo maior em repouso para evitar complicações.

Já as técnicas minimamente invasivas usam pequenas incisões e tecnologias que causam menos dano aos tecidos. Quem faz esse tipo de procedimento geralmente sente menos dor no pós-operatório e se recupera mais rápido.  

2. Idade, saúde e estilo de vida do paciente 

Os pacientes mais jovens e sem doenças crônicas (como diabetes ou problemas cardíacos) tendem a se recuperar mais rápido, pois o corpo tem maior capacidade de regeneração. 

No entanto, um idoso com bons hábitos de saúde ainda pode ter uma recuperação melhor do que um jovem sedentário. Portanto, o estilo de vida também conta!  

3. Comprometimento com os cuidados no pós-operatório 

Nada adianta ter uma cirurgia perfeita, realizada por um médico altamente capacitado, se o paciente não faz a parte dele. O comprometimento com os cuidados no pós-operatório acelera a recuperação.

O paciente deve seguir fielmente as orientações de seu médico, tomando os remédios conforme prescritos e sem faltar às sessões de fisioterapia. Inclusive, a fisioterapia pós-cirúrgica ajuda a reduzir a inflamação, a melhorar a movimentação e a evitar complicações. 

4. Hábitos antes e depois do procedimento

Existem hábitos que atrapalham a recuperação. Por exemplo, fumar atrapalha a cicatrização e aumenta o risco de complicações, impactando o processo de recuperação negativamente. 

Em contraposição, quem se alimenta bem, mantém um peso saudável, não fuma e evita o consumo de álcool tem mais chances de uma recuperação tranquila.

5. Suporte emocional 

Estresse e ansiedade pioram a percepção de dor e atrasam a recuperação. É possível evitar isso com o apoio de amigos, familiares e psicólogos, tendo maior facilidade de adaptação a essa fase. 

https://youtu.be/XAkz3Q684Js

 

Leia Também:

>>>> Cirurgias de coluna e técnicas minimamente invasivas: resultados a longo prazo

 

O que esperar da recuperação após o tratamento por técnica minimamente invasiva?

O tipo de cirurgia pode impactar a recuperação do paciente e há uma diferença enorme entre uma cirurgia convencional e a técnica minimamente invasiva.

Mas, afinal, o que é um procedimento minimamente invasivo? É um tipo de cirurgia moderna e avançada, que utiliza tecnologia para dar precisão, segurança, eficácia e vários outros benefícios ao paciente.

A recuperação diferenciada está entre esses benefícios. Confira, abaixo, como é esse processo ao realizar uma técnica minimamente invasiva para tratar dor crônica na coluna:

Menos dor no pós-operatório  

A técnica minimamente invasiva utiliza pequenas incisões e causa menos dano aos músculos e tecidos. Por isso, a dor após a cirurgia costuma ser muito mais leve em comparação com procedimentos abertos. 

Inclusive, é possível controlar essa reação com medicamentos prescritos pelo ortopedista ou neurocirurgião. Isso torna o processo de recuperação muito mais tranquilo e simples. 

Alta hospitalar mais rápida  

As cirurgias tradicionais podem demandar dias de internação. Já os pacientes submetidos a técnicas minimamente invasivas recebem alta no mesmo dia ou em 24 horas.

A alta hospitalar rápida é possível porque o corpo sofre menos trauma cirúrgico no procedimento minimamente invasivo, reduzindo riscos e permitindo a recuperação inicial em casa.  

Retorno às atividades em menos tempo  

Os pacientes que passam por procedimentos minimamente invasivos retomam atividades leves em questão de semanas e não meses, como acontece com a cirurgia convencional. 

Risco reduzido de complicações  

O tratamento minimamente invasivo para dores nas costas envolve cortes menores e menos manipulação de tecidos. Logo, há menor risco de infecções, sangramentos excessivos e lesões musculares. 

Cicatrizes pequenas e quase imperceptíveis

As incisões minimamente invasivas geralmente são pequenas e cicatrizam muito melhor, ficando quase invisíveis com o tempo. Para muitos pacientes, isso também significa menos preocupação estética após a recuperação.  

https://youtu.be/PUlLKSgXZ2g

Faça o tratamento minimamente invasivo pelo plano de saúde com o suporte da NeuroSafe

A escolha de técnicas modernas e minimamente invasivas, como a endoscopia da coluna, permite uma recuperação acelerada sem as limitações de um procedimento convencional.

A NeuroSafe te ajuda a conseguir o tratamento minimamente invasivo pelo plano de saúde, atuando gratuitamente em todo o processo burocrático de autorização. Agende uma consulta com um médico para dor nas costas parceiro e trate sua dor nas costas!

 

Leia Também:

>>>> O que pode ser a dor que sentimos no final da coluna e como tratá-la?

>>>> Cirurgia convencional vs. técnicas minimamente invasivas: confira um comparativo entre elas

 

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp!